História
Como sempre, bem simples. Estão construindo um elevador orbital chamado
Jakob para a Lua, a fim de habitá-la. Depois de um acidente com um dos
carros, X vai investigar e conhece Lumine, o diretor do projeto Jakob.
Aí a história começa....
Gráficos:
Ficaram muito bons, lógico q não se compara a Metal Gear ou Silent Hill, mas cumprem bem a sua função.
Os gráficos são todos em 3D, mas não utilizam mais Cel-Shading, (como
era no X7), e ficou muito melhor na minha opinião. E os efeitos, como
fogo, eletricidade, e outros, ficaram muito melhores que o X7.
Muitos podem estranhar o visual dos personagens, que sofreu algumas
modificações, principalmente X. Mas é só no início, como tempo se
acostuma.
O jogo também possui algumas cenas em anime, que lembram mais CGs, mas de ótima qualidade, pena que são poucas.
Som
Digamos que aqui não há novidades, o som cumpre sua função, mas não há
nada que se destaque, apenas uma ou outra musica que empolga, como a da
fase Jakob.
Os efeitos sonoros seguem o padrão da série.
A dublagem em inglês, não está tão ruim, a voz de Zero está meio
estranha, enquanto a de X está melhor. No geral as vozes estão bem
melhores que a do X7. Quando a versão PC sair, pretendo ver a
diferença, já que será a versão japonesa.
Jogabilidade
Bom, vamos ao que interessa. O sistema de jogo tem algumas novidades
(que pode ser bom ou ruim dependendo do seu gosto), e algumas coisas de
nunca mudam (que pode ser bom ou ruim dependendo do seu gosto).
O jogo é em 3D, mas com jogabilidade puramente 2D, excetuando-se por
duas fases, a de Avalanche Yeti, de moto, semelhante a do X7, e a de
Gigavolt Man-o-War (está por sinal uma das piores de toda a série). Mas o
restante das fases são bem variadas e oferecem bastante diversão. Nesse
quesito a Capcom acertou porque X5 e X6 possuiam fases extremamente
chatas, e não por serem difíceis e sim por serem chatas mesmo. X8 é um
exemplo de fases variadas, divertidas e bem difíceis.
O esquema de fases segue o padrão:
-Fase Inicial
-8 fases pra finalizar em qualquer ordem
-Jakob
-Gateway
-Sigma’s Palace
Também pode aparecem algumas Intermissions, que não são obrigatórias,
mas te rendem bons itens e metais. E agora você pode revisitar a fase
inicial e as finais (exceto Sigma’s Palace).
O esquema de dupla continua, mas foi melhorado. Agora você escolhe seus
dois personagens, entre os três (X, Zero e Axl) cada um com suas
habilidades, e depois escolhe uma das assistentes, (Alia, Layer,
Pallete), cada uma com uma especialidade.
Durante o jogo, você pode trocar de personagem a qualquer hora (e a
energia se recupera como nos crossovers), chamar o companheiro pra te
salvar quando algum inimigo te prender, e executar um especial em dupla,
quando a barra estiver cheia.
Outra mudança ocorreu com o sistema de upgrades. Agora você não tem mais
que resgatar Reploids (graças), mas sim conseguir “metais”, para
comprar upgrades na loja. Alguns upgrades aparecem quando você compra
outros, mas muitos só ficam disponíveis quando você acha os “Rare
Metals” que estão espalhados pelas fases. Por esse fato, não existem
mais Heart Tanks, os únicos itens que você encontra pelas fases são os
Rare Metals e as cápsulas do Dr. Light (Sub-Tanks também são comprados).
Sobre as armaduras, existem duas (na verdade quatro), que são a Neutral
Armor, que não sei nem pra que serve, já que ela sozinha é a mesma coisa
do X sem armadura. A função dela mesmo é equipar partes da armadura
Icarus (vermelha) ou da Hermes(Azul). Você pode equipar o capacete de
uma com a Buster de outra, juntando as funções que você acha melhores.
Mas usando todas as partes da mesma armadura, ela ganha um ataque
especial único. E como eu disse quatro, também existe a Ultimate Armor
(roxa), que você ganha após completar o jogo e ter todos o 100% de
metais para o X.
O malfeito é que todas as armaduras são exatamente iguais, só mudam a
cor , além de serem bem mais feias que a de versões anteriores.
O jogo também conta com o Zero Preto, Axl Branco (zerando e tendo 100%
dos metais), além de poder jogar com as assistentes, sendo Alia=X,
Layer=Zero e Pallete=Axl.
Diversão
Na minha opinião, X8 é melhor e mais divertido que X5, X6 e X7, mas
ainda não supera os grandes (X1 a X4). Pelo menos a Capcom está no
caminho certo, vamos ver o que nos quarda o X9.
Agora minha considerações pessoais:
Prós: - Ótima diversão, jogabilidade 2D, fases variadas, sistema mais sólido, cenas em anime, e Sigma não é mais o chefe! : )
Contras - Os personagens não abaixam, não tem mais os itens (Sub-Tanks,
Heart-Tanks) pelas fases, poucas cenas em anime, os chefes estão muito
toscos, e ainda tem a tristeza de enfrentar os chefes de novo no final;
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